11 sinais que podem indicar problemas no coração


Algumas doenças cardíacas podem ser suspeitadas por meio de alguns sinais e sintomas, como por exemplo falta de ar, cansaço fácil, palpitações, inchaço nos tornozelos ou dor no peito, por exemplo, sendo recomendado ir ao cardiologista caso os sintomas se mantenham por vários dias, piorem ao longo do tempo ou surjam muito frequentemente.

A maioria das doenças cardíacas não surge de repente, mas desenvolve-se ao longo do tempo e, por isso, é comum que os sintomas sejam pouco evidentes e possam até ser confundidos com outros fatores, como a falta de preparo físico. É por esse motivo que muitas doenças cardíacas só acabam sendo descobertas após exames de rotina, como o eletrocardiograma (ECG) ou o teste de esforço.

Ainda assim, pessoas que estão atentas ao próprio corpo podem conseguir identificar pequenas alterações que indiquem que alguma doença cardíaca está se desenvolvendo, ajudando no diagnóstico precoce. Se acha que pode estar com algum problema cardíaco, por favor selecione o que está sentindo, para saber qual o seu risco:

1. Ronco frequente durante o sono

2. Falta de ar no repouso ou no esforço

3. Dor ou desconforto no peito

4. Tosse seca e persistente

5. Cor azulada nas pontas dos dedos

6. Tonturas ou desmaios frequentes

7. Palpitações ou taquicardia

8. Inchaço nas pernas, tornozelos e pés

9. Cansaço excessivo sem razão aparente

10. Suor frio

11. Má digestão, enjoo ou perda de apetite

Independente do resultado do teste, o recomendado é que se consulte um cardiologista, que poderá avaliar todo o histórico clínico e solicitar outros exames importantes para avaliar a saúde do coração, como o eletrocardiograma, o ecocardiograma e exames de sangue.

Quem tem maior risco de doenças cardíacas

Os principais fatores que aumentam o risco de desenvolver algum tipo de doença cardíaca são:

  • Ter pressão alta descontrolada;
  • Ter colesterol alto;
  • Ter diabetes descontrolada;
  • Sofrer de obesidade;
  • Fazer uma alimentação pouco saudável, especialmente rica em gorduras ou açúcar;
  • Não fazer atividade física regular.

Além disso, o uso de algumas substâncias, especialmente o tabaco e o álcool também ser um importante fator para o desenvolvimento de problemas no coração, já que aumentam a pressão arterial e podem causar danos nos vasos sanguíneos.

Como prevenir doenças cardíacas

Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.

Conteúdos do Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *